segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"PROJETO SOLETRANDO COM FLEXIBILIZAÇÃO PARA ALUNOS SURDOS"

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
AUTORES: PROF. ELIZANILDO LIMA, PROFª FABRICIA GLÓRIA MENEZES, PROF. RICARDO HENRIQUE DA SILVA RAMOS E PROF. SOLAGE MARIA GABRIEL MORAIS  

PROJETO PEDAGÓGICO.
IDENTIFICAÇÃO:
·       Nome do Projeto: SOLETRANDO
Colaboradores: Elizanildo Lima, Fabrícia Glória Menezes,  Ricardo Henrique da Silva Ramos e Solange Maria Gabriel Morais 
·        Clientela: Alunos surdos que freqüentam o atendimento educacional especializado.
·       Duração Prevista: 06 (seis) dias.
CONTEÚDO ESPECÍFICO: Vocabulário.
JUSTIFICATIVA: Diante da necessidade de ampliar o vocabulário na segunda língua e a relação desta com a língua materna, e procurando metodologias que favoreçam uma maior assimilação de palavras novas e concomitantemente reforçando conhecimentos anteriores e visando criar espaços onde exista uma maior interação e cooperação através de atividades em grupo. Objetivando também estimular a participação da comunidade surda, propondo atividades lúdicas.


OBJETIVOS:

  • Relacionar o sinal em LIBRAS ao português escrito.
  • Ampliar o vocabulário na segunda língua.
  • Favorecer o crescimento nas relações interpessoais.


METODOLOGIA:
Ocorrerá a inscrição de 3 (três) grupos, compreendendo alunos do ensino fundamental e médio, divididos da seguinte forma: 1º grupo – alunos da 1° seguimento , 2º grupo – alunos do módulos I,II,III 3º grupo – alunos do Ensino Médio. As atividades serão realizadas às sextas-feiras no período da manhã. Totalizando 5 (cinco) encontros, assim organizados: 1º encontro – disputa entre os participantes do 1º grupo; 2º encontro – disputa entre os participantes do 2º grupo; 3º encontro – disputa entre os participantes do 3º grupo; 4º encontro - semifinal, com melhores dos três grupos anteriores;  5º encontro – final com dois finalistas. . Nas atividades utilizaremos o jogo “Soletrando”, em que um instrutor surdo fará um sinal em libras e os participantes com posse de uma tabuleta, escreverão a respectiva palavra na segunda língua. Também serão criadas situações onde o aluno deverá indicar a palavra correta (significado) dentro do contexto anunciado. Também será observado a correta grafia e acentuação como critério de classificação e eliminação.

RECURSOS:
·       Os recursos humanos utilizados serão os colaboradores e participantes;
·       Os recursos materiais utilizados para a execução serão: papel cartão de cores variadas, 15 pincéis, um celular (prêmio para o 1º colocado) e 3 medalhas de honra ao mérito.


AVALIAÇÃO:
·       A avaliação será feita, por todos alunos envolvidos no projeto através do desempenho dos alunos na atividade proposta.

Um comentário: